Existem muitas opções de areia para gatos por aí. Qual é melhor?
Mas então, qual é o melhor tipo de areia para gatos?
R: A resposta curta para essa pergunta é o que eles usarem. Mas, como em qualquer coisa relacionada a gatos, existem nuances. Os fatores que afetam as preferências de um gato incluem cheiro e textura. A maioria dos gatos prefere areia sem cheiro.
Um estudo de 2018 que analisou as preferências, descobriu que os 18 gatos participantes tinham uma preferência significativa por areia tipo silica em vez de pellets de madeira.
Na segunda fase do estudo, da qual participaram 12 gatos, foram comparadas areias granuladas e silica. Naquela época, os gatos preferiam a granulada.
Mas a razão pela qual existem tantos tipos diferentes de areia é apelar para preferências específicas de gatos e humanos. Pegue areia de barro. É barato, absorvente, amplamente disponível e – pelo menos neste estudo – os gatos gostam. A areia granulada aglomerada é fácil de colher e os gatos gostam da textura arenosa.
Mas as areias de barro podem ser empoeiradas e os gatos tendem a rastreá-las pela casa. É aí que entram as areia à base de papel, madeira e plantas. Eles são ótimos para pessoas que têm alergias e precisam manter os níveis de poeira baixos. Eles também são biodegradáveis e laváveis, se uma areia “verde” for importante para você.
A areia à base de sílica, que se assemelha a pequenos cristais, também é biodegradável, absorvente e livre de poeira. Como o estudo mostrou, porém, nem todos os gatos gostam de sua textura.
Se você tem um gato novo ou deseja trocar a areia por algum motivo, faça sua própria experiência escolhendo duas ou três areia e dando uma escolha ao seu gato. Você será capaz de dizer qual ele prefere.
Tipos de areia para gatos
Os diversos tipos de areia para gatos servem a diferentes propósitos, e todos possuem alguma vantagem. Por isso, antes de escolher a melhor areia para seu bichano, o ideal é conhecer cada uma suas características.
Para ajudá-lo, convidamos a médica-veterinária da Petz, Dra. Camille Oliveira, para tirar suas dúvidas!
Areia silica para gatos
É uma variedade moderna e muito recomendada por especialistas. A areia silica para gatos é feita de um material especial, com alto poder de absorção, o que neutraliza os odores de cocô e o xixi.
Além disso, como ela é muito absorvente, não é necessário trocá-la com tanta frequência. Geralmente, é uma areia branca em flocos ou esferas, mas existem versões em outras cores.
Aliás, a cor é outra qualidade da sílica. Alguns modelos mudam de tonalidade quando a areia está suja, ajudando o tutor a saber a hora de higienizar o banheiro do pet. Apesar de não ser tão barata, a areia sílica possui ótimo custo-benefício, já que o produto costuma durar mais do que as outras variedades.
Granulado higiênico para bichanos
Este tipo é desconhecido por muitos tutores, mas é uma ótima opção de areia para gatos! É semelhante ao substrato higiênico utilizado por hamsters e outros roedores.
Geralmente, o granulado higiênico é feito de um material natural, como madeira de reflorestamento ou cereais. Como é biodegradável, outra vantagem do produto para gatos é que ele pode ser descartado no vaso sanitário.
Algumas opções contém ainda elementos aglutinantes, que formam “bolinhas” de urina e auxiliam na hora de limpar o banheiro do seu pet. No entanto, para animais com problemas respiratórios, ele pode não ser a melhor opção.
Areia biodegradável para gatos
Para quem está buscando a melhor areia para gatos, a areia biodegradável é uma opção que deve ser considerada. Além de ser um produto recomendado para os bichanos, ela ainda ajuda o meio ambiente! Há modelos em diferentes tamanhos e granulações — basta você escolher a que se adequa melhor ao seu bichano!
De modo geral, a areia biodegradável para gatos é feita de compostos de milho ou mandioca, que auxiliam na absorção e inibem odores. Ela também pode ser descartada diretamente no vaso sanitário, mas em pequenas quantidades.
Areia higiênica comum para felinos
Este modelo é o mais tradicional e ainda é muito encontrado, em diferentes granulações e de diversas marcas. Seus ingredientes são variados, mas na maioria das vezes não são biodegradáveis e, por isso, a areia higiênica nunca deve ser eliminada no vaso sanitário.
Não é tão boa em inibir odores ou mesmo no quesito absorção. Dessa forma, apesar de ser mais barata, não possui um bom custo-benefício. No entanto, dependendo do seu perfil, a areia higiênica comum ainda pode ser uma boa opção.
O mais importante a lembrar é que a opinião do seu gato é a única que conta neste assunto. Esqueça tentar comprar qualquer um que esteja à venda. Quando você encontrar um tipo de areia que seu gato goste, fique com ela.